Atalhos de Campo


1.10.16

O pequeno segredo de Angie # repost 18

Lembrei-me ontem da capa de um single dos Rolling Stones, a capa do Angie, a capa censurada. Tive que fazer um vestido à pressa para lhe tapar a loura nudez, irreverente (concordo), ou o disco também era confiscado, e lá se ia a música, a guitarra acústica, a voz do Mick Jagger... tudo, e aí acabaria o mundo. As dezenas de vezes que ouvi aquela canção que éramos todas nós, as angies dessa altura; e fi-lo como se escuta o amor na adolescência, até à exaustão, mais ainda quando o amor é impossível. Até que aquela Angie se calou para sempre, esgotou, esgotei-a.

Os Rolling Stones actuaram ontem no Rock in Rio, e eu pensava que nunca os tinha ouvido ao vivo, não tinham calhado no meu percurso, eu que fui a tantos concertos, e pensava nisto enquanto passeava os cães, sem nenhuma pena de não estar  agora porque o céu estava baço, não me devolvia nem eco, nem luz.

Hoje voltei a pensar na capa, com um desenho colado por cima. Há quarenta anos dava-se importância a cada coisa. Quando eduquei o meu filho jamais me passaria pela cabeça censurar a capa de um CD, e no entanto as letras que ouvíamos eram por vezes, essas sim, bastante mais perturbadoras do que qualquer caricatura de nudez poderia insinuar. 

O êxito da música foi estrondoso, Angie atingiu todos os tops, incluindo o lá de casa, e especulava-se sobre quem seria aquela loura, agora tornada escandalosaQual era afinal o segredo de Angie? Sempre seria a primeira mulher de David Bowie, ou, como escreve Keith Richards, (que fez grande parte da letra e da música), na sua autobiografia, um pseudónimo para heroína, a droga de que se queria libertar?  Talvez seja ainda hoje, ou venha a ser, o que cada um de nós quiser, mas a minha Angie ficará para sempre ligada àquela miúda de olhos postos no infinito, e à mulher que não perdeu a miúda, graças a Deus.

Publicado a 31/5/2014

2 comentários:

  1. Respostas
    1. suspeito que ainda por lá existe, com bainhas nos topos, mas solto ao meio e dos lados, pronto a despir terminada a punição...
      haute couture :)

      Eliminar