Atalhos de Campo


29.9.16

recolher

É a hora do recolher. Ao anoitecer, os animais regressam com as novas crias ao ovil, os galináceos comem a última refeição do dia e aninham-se lado a lado no poleiro, os pavões voam para os pontos mais altos do eucalipto que lhes serve de abrigo. A rola que tenho em casa pede que a guarde voando-me para a mão: gosta de adormecer numa gaiola coberta com uma manta. O meu filho passa o dia comigo, rimo-nos e conversamos, mas aproxima-se a noite e ele diz que vão sendo horas de regressar. Também o cão dele, que passou aqui quinze dias, quer voltar para casa dos donos, e sobe ágil para o jipe, que se põe em marcha. Fico a vê-los seguir devagar pelo caminho, a ultrapassarem o portão, a desaparecerem na estrada. E todos os pássaros se calam. O recolher implica, também, concentração, como acontece quando entramos numa sala de cinema e se apagam as luzes, para que nos habituemos ao escuro antes de o filme começar. É um hábito ancestral, de homens e de animais que se verifica com a transição para a noite, a cedência ao cansaço, a letargia, e, por fim, a maior das vulnerabilidades, o sono. É pois prudente e sensato que o recolher se faça para local seguro. Volto-me para encarar a casa, entro, fecho a porta com suavidade, viro-me de costas para a noite, e acendo a luz. 

Ali vive gente.  

6 comentários:

  1. Não sabia dos pavões...fazem-me falta as andorinhas. Costumo coincidir o meu recolher com o delas. Gosto tanto da palavra...
    Bom recolhimento, Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impressionante como conseguem impulsionar aquelas caudas tão compridas, de um telhado, que é relativamente baixo, para um eucalipto com a altura de um quarto andar. Eu também gosto de me recolher com os pássaros. Tens que escolher um pássaro residente, ou andorinhas para o Verão e outro pássaros para o Inverno, senão ficas desasada, ana...

      Bom recolhimento também.

      Eliminar
  2. Tão bom ler este fim de dia, quando o sono já começa levemente a rondar... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quebra da luz ao anoitecer convida mesmo ao aconchego...
      Obrigada, luisa, e bons sonhos. :)

      Eliminar
  3. A noite faz parte do nosso dia. Preparamo-nos para descansar de um e renovarmo-nos para outro. Boa noite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então "bom dia" à noite, GM; e que amanhã te sintas bem dormida e renovada. :)

      Eliminar