Atalhos de Campo


15.9.16

o cônjuge, o marido e a mulher

Sou a favor do casamento homossexual (cada um sabe de si), mas como dizer o seu marido a um homem, referindo-se ao cônjuge? E ele dirá, como dizem tantas vezes as mulheres quando não querem ficar com o ónus de uma decisão, vou falar com o meu marido? Pode ser que com o aumento dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo o assunto se banalize, mas por enquanto acho que é no mínimo constrangedor, já para não dizer ridículo.

4 comentários:

  1. A palavra marido não diz nada acerca do sexo da pessoa que diz: vou falar com o meu marido! Marido ou esposo é a pessoa do sexo masculino casada com outra, em relação a esta. Não me parece ridículo que haja dois maridos, ou duas esposas num casamento... as pessoas haviam de dizer o quê? "Vou falar com aquele individuo com quem casei" ou "vou falar com a pessoa que está casada comigo"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre foi marido e mulher; declaro-os marido e mulher. Para mim a ideia de marido pressupõe o oposto, a mulher.
      Será que nestes casos se diz: declaro-os marido e marido; ou declaro-as mulher e mulher? Actualmente pode sempre dizer-se vou falar com "fulano/a de tal/ nome próprio. Até fica bem.

      Eliminar
  2. Concordo que neste momento é constrangedor por muito aberto que se seja em relação ao assunto, mas daqui a mais vai tornar-se banal, cada vez há mais casos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando a minha neta ler isto nem vai perceber. :)

      Eliminar