Atalhos de Campo


19.8.16

falso alarme

As andorinhas partiram há três dias. Foi depois de uma noite subitamente fria, mas deixaram vagos os beirais ainda quentes. Aos fios eléctricos juntou-se o baloiço abandonado nas traseiras; a piscina cristalizou o azul com a eficácia da película aderente sobre um enorme tabuleiro adiado. Dos ramos mais vazios dos pinheiros solta-se agora o silêncio incolor do aguilhão das carumas. Foram-se todos, também. Na estrada passam dois atrelados carregados com grandes pranchas de cortiça ainda em sangue; um milhafre pia, sobrevoando o montado. Os cães ladram inquietos ao lusco-fusco: quando vou averiguar ainda consigo ver a bela cauda da raposa que rondava a capoeira. Ao silvo matinal o rebanho corre apressado, a mando de um apito feito com um pequeno caroço de alperce. Falso alarme.    

12 comentários:

  1. Ontem pensei que as andorinhas tinham partido mais cedo. Também para mim começou o outono. Arrefeci e só me apetecem peúgas.
    Pelos vistos também daí elas partiram...
    Obrigada pelos teus textos, Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partiram, ana, subitamente. E parece que fecharam o Verão.
      Que bom ver-te aqui neste Outono anunciado; fica menos frio.

      Eliminar
  2. É fantástica esta forma nua como a Teresa vê a natureza. Praticamente como quem a veste.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocou num ponto nevrálgico, JM: este ano a partida inesperada das andorinhas deixou-me andrajosa.

      Um Abraço.

      Eliminar
  3. Qual Outono, qual quê! Vêm aí muito calor, meninas. Ou falamos doutro frio? É que há frios que se entranham de tal forma que nem com a chegada das andorinhas...

    (recuso-me ainda a retirar as barbatanas!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ava, a menina não se esqueça que regressou esta semana de um sítio glacial. Não temos culpa que agora ande para aí a sentir-se encalorada... e não me diga que tem ido para o "convento" com as barbatanas calçadas, que eu não acredito. :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ah! Perdoe-me, quase me esquecia que a menina é uma sereia. :))

      Eliminar
  5. eu estou sempre por aqui, Teresa. tanto :)

    ResponderEliminar
  6. AInda bem que é falso alarme, ainda não estou pronta para a partida das andorinhas. Vem aí mais uma semana de férias e preciso de sol :)

    ResponderEliminar