Atalhos de Campo


29.7.16

Rolex

Ao entrares em casa é provável que passe por ti uma rola-turca a voar. Se a seguires, com o olhar maravilhado, repararás que ela voa com destreza, passa por portas entreabertas, fechando as asas, descreve curvas no ar para contornar os obstáculos e pousa onde lhe apetecer: numa cadeira, num candeeiro, num móvel, ou anda pelo chão, sobre a tijoleira e os tapetes. Também achará normal pousar na tua cabeça. Se o permitires, sentirás que ela transporta o céu nas asas pois far-te-á uma massagem no cabelo com o bico e as patas. Fecha os olhos e verás como é bom. Mas se usares óculos é melhor tirá-los, porque senão ela saltará para o teu ombro disposta a tirar-tos e poderá ficar irritada, puxando repetidamente pela haste, junto às orelhas. Se te sentares, é possível que voe para o teu joelho e te debique as calças. Quererá festas. Passa-lhe com o indicador ao longo do pescoço e ela deslocará a asa do mesmo lado para que sigas pelas penas que estão debaixo; repete a mesma operação do outro lado. Depois começará a bicar-te de mansinho os dedos para pedir festas na cabeça. Se passares com os dedos no sentido contrário às penas ela irá adorar, sentindo-se recompensada pela massagem que te deu, e fecha os olhos, consolada, imitando-te. Se a seguir experimentares dar-lhe miolo de pão, ficará tua amiga. Faz pequeninas bolas entre os dedos e oferece-lhe; comerá uma a uma até encher o papo. Depois voará para um armário para fazer a toilette. Nessa altura aproveita para te ires pentear.     

10 comentários:

  1. É um manual de instruções fantástico. Fiquei com alguma pena de não ter uma rola à minha espera na sala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a sala privativa do navio pirata não é habitada pelo único papagaio do planeta que diz Borges?
      :)

      Eliminar
  2. fiquei com a mesma vontade da Cuca. quem sabe não lhe roubamos essa beleza esta noite :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. imaginei que correria esse risco exibindo assim o meu rolex. invejosas. :)))
      (aviso: também faz cocó)

      Eliminar
  3. tenho 4 gatos (mais uns poucos emprestados) e duas cadelas. acha que tenho medo do cocó da rolinha?!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acredito que não, embora estes sejam imprevistos... mas nunca enquanto está com as pessoas. lá calha num candeeiro ou assim...
      flor, aqui para nós que a Cuca ainda está a dormir, esta rola é um animal extraordinário. adoro-a, acordo feliz só por ir vê-la.

      Eliminar
  4. tenho a certeza que sim, acredite.

    sempre tive rolas em casa dos meus pais, a minha mãe adora-as. já sabe, se lha roubar, for por razões afectivo-maternais e terei perdão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom saber de mais isso. somos mundos. grandes. :)

      vou esconder a rola. :))

      Eliminar
  5. todos queremos a mesma coisa... festas :)

    ResponderEliminar