Atalhos de Campo


2.4.16

vou-te aí buscar

Detenho-me junto à vala. Há um grito de aviso, forte e imperioso, que faz com que todo o rebanho se levante e corra desorientado. O grito é pela minha aproximação, tenho a certeza, mas também eu me assusto com ele, porque me parece vir da água. As ovelhas não o relacionam com a minha presença, já que não me consideram inimiga, mas fogem apressadamente em ziguezague, não percebendo do que se devem afastar. Depois param e regressam, foi falso alarme. Também eu me tranquilizo, após ter ficado parada uns segundos à escuta fitando a água, que, inofensiva, me parece uma serpente morta, no valado. 



5 comentários:

  1. Respostas
    1. eu sei, querida flor :)
      as coisas que temos para conversar.

      Eliminar
  2. As ovelhas são assustadiças. E sim, há cobras bem grandes até, mas não incomodam. Sobretudo no verão podem aparecer, e normalmente já estão mortas. No verão passado, ao fazer arrumações na casa das máquinas, vi uma pele enorme de cobra. Tinha ido ali mudar de pele. Assustei-me, pensei que fosse uma cobra. Se bem que a mordedura da cobra nacional é inofensiva. É a fauna do campo profundo!

    ...e lagartixas pequeninas:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há toda uma série de códigos entre eles. Os pássaros mais pequenos são os primeiros a lentar voo, em algazarra; os maiores soltam gritos de aviso e tudo se esconde num ápice. Mas se os primeiros a dar o alarme ficam quietos, tudo se atrasa, há uma hierarquia do medo. Se eu visse uma pele de cobra acho que não ficava nada tranquila... suspeitava logo que poderia andar por perto; dispenso cobras, mas sou incapaz de lhes fazer mal. Quem cresceu em África fica com esse trauma, pelo menos eu fiquei.

      largatixas small, a corarem ao sol:)

      Eliminar
  3. A pele estava ressequida, mas sim, há preceitos que não se devem descurar.

    África, cobras, baratas-voadoras, daquelas como espadas pretas e luzidias de faróis de longo alcance...Espero que já tenhas tomado o último golinho de café que tem uma cor semelhante às ditas.:)

    ResponderEliminar