Atalhos de Campo


28.4.16

o ovo

Porque é que as pessoas gostam de publicar fotografias de comida? Eu detesto ver fotografias de comida. A maioria das vezes parecem vomitado. Só se deve publicar uma fotografia de comida quando ela for (a comida), no mínimo, uma obra de arte. 

No outro dia, numa cervejaria conhecida, trouxeram o meu bife com um ovo a cavalo. O ovo estava demasiado bem passado. Não o comi. No final da refeição disse ao empregado, este ovo não está igual ao da fotografia. Veio um senhor falar comigo, supostamente o gerente, dando a sugestão de estrelarem outro ovo. Recusei, exigindo um ovo inteiro, para levar para casa. Ele olhou-me incrédulo, depois eu expliquei, estou a brincar, é que nós temos sempre ovos muito frescos, não precisamos, deixe ficar assim, mas ele insistiu, vamos descontar o ovo na conta. Quanto vale um ovo? Nada. Mas um ovo bem confeccionado vale tanto como uma boa fotografia de um ovo bem confeccionado.

2 comentários:

  1. "...,este ovo não está igual ao da fotografia". Muito bom! Agora fizeste-me rir. Somos invadidos diariamente por photoshop, onde a ficção ultrapassa mesmo a realidade. É o hiperrealismo do marketing. O isco no anzol bem lançado. Pois, os olhos também comem, não é o que se diz? E atrás dos olhos, vem a vontade de comer, como no caso do ovo da fotografia, por exemplo. Mas, sim, concordo que um ovo bem confeccionado, valha tanto como uma boa fotografia de um ovo bem confeccionado. É sensato.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá... por vezes sou tão contida que até me irrita. Na verdade, as fotografias de comida pecam por duas coisas pelo menos: o apetite e o olfacto de quem as vê. Fica assim uma coisa incompleta, a que uma única falha na composição, na luz, no ambiente, leva à rejeição, pelo menos a mim. Acredito que quem publica esteja ainda imbuído do espírito que acompanha tantas vezes a comida, a confraternização, outra coisa que um interlocutor "asséptico" não valoriza.

      Hum, cheira bem! Que fome!

      Eliminar