Atalhos de Campo


2.4.16

Eu e o notável-comum

Ontem contei-lhe:... se em vez fosse uma arma, podia ter-te morto. Conspícuo, refere o site das aves ao abordar o cartaxo-comum. Gostei de encontrar este adjectivo num sítio sobre classificação, porque lhe denoto uma variante afectiva. Atrevido para além de espectacular, diria, com o colarinho da camisa branca a sair do pullover cor de canela, casaco impecável preto enfiado pelas asas. Deixava a mira aproximar-se, ainda que mantendo uma distância de segurança. A voz de madeira a raspar-me nos ouvidos, track, track, parecia ralhar comigo. Respondia-lhe outro mais tímido, que procurei em vão por entre a folhagem do freixo em frente. Durante todo o tempo que me enfrentou foi voando de ponto elevado para ponto elevado, a que o guia das aves chama poeticamente de poleiro de canto. Antes de desistir de me aproximar mais, atribuí-lhe como reconhecimento o título de notável-comum(sendo que comum, neste caso, significa visível).


6 comentários:

  1. De facto, que sorte a tua poder contemplá-lo de forma tão visível. Parece estar de vigia em cada poleiro de canto. Estão lindas as fotos, com o verde nesse azul, azul, e ao centro algo ínfimo que cintila. Esse olhar cintilante não me é estranho, vi-o uma vez, bem perto de mim numa andorinha, vá lá...

    Beijinhos, Teresa de Canto:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma força, na sua natureza frágil. Poucos pássaros se expõem assim, a maior parte das vezes escondem-se. Este foi bastante afoito. Nas cidades e no campo com aptidão turística, em que não há caça como aqui (embora aqui não se cace dentro da propriedade), eles aproximam-se mais. Aqui é desesperante conseguir fotografar um pássaro em condições. Mas esta história teve graça, consegue-se perceber bem a provocação do "sr. visível".

      Andorinha-das-chaminés, as mesmas cores, diferente canto :)

      Eliminar
  2. mas conspícuo também é sério, respeitável... belo Saxicola rubicola que apanhaste na tua lente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele comigo estava a falar a sério, percebi depois porque fui ouvir o canto (gravado)... :)

      quanto à beleza deste exemplar, confirmo :)

      Eliminar
  3. Oh... tenho tantos posts em atraso nestes atalhos... Fui descendo, descendo, e fiquei presa aqui. :)

    ResponderEliminar
  4. Percebo tão bem, luisa, é onde eu também paro quando vou passear ao Domingo, aí para esses lados... :)

    ResponderEliminar