Atalhos de Campo


1.3.16

és uma gata

Mesmo um observador desprovido de tendências antropomorfizantes que aprecie plenamente a masculinidade de um gato viril terá de admitir que a suave elegância de movimentos tão típica dos gatos e de todos os felinos em geral apresenta uma semelhança inegável com a elegância das mulheres, em particular as mulheres de um certo tipo. Mas este género de mulheres - e eis onde eu quero chegar - são quase inescrutáveis para nós, pobres homens, embora ao mesmo tempo atraentes e portanto perigosas! São estas mulheres, das quais Carmen é a representante mais genuína, que atraíram sobre si todas as queixas masculinas de falsidade de que está recheado o mundo da literatura, e eu acredito sinceramente que o gato é visto como um ser falso e «matreiro» devido ao facto de muitas mulheres igualmente graciosas merecerem, elas sim, esses epítetos.

Konrad Lorenz/ E o Homem encontrou o Cão


O sucesso falha sempre àquelas pobres mulheres que se mostram inquietas e inseguras e que falam demasiado na presença daquele que amam. Pois aquilo que seguramente mais seduz os homens é uma certa ternura discreta e fleumática.

Friedrich Nietzsche/ A Gaia Ciência



A única diferença entre as mulheres perversas e as boas é que as primeiras fazem mal aos homens e as segundas aborrecem-nos.

Oscar wilde/ A Sabedoria e o humor de; 

4 comentários:

  1. será sem dúvida o melhor dos temas para se escrever... as mulheres! :) principalmente as bonitas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dom Polvo, até... (as mulheres) sabem disso! :)
      principalmente as feias...

      Eliminar
  2. Teresa Borges do Canto,

    Tem conhecimento que existem regras, até, nos blogues?

    Limites de conteúdo

    -- Incitação ao ódio: os nossos produtos são plataformas para expressar as suas opiniões. Porém, não permitimos conteúdo que promova ou aprove a violência contra indivíduos (...)

    -- Violência: não ameace outras pessoas no seu blogue. Por exemplo, não publique ameaças de morte contra outra pessoa ou grupo de pessoas e não publique conteúdos que encorajem os seus leitores a agirem de forma violenta contra outra pessoa ou grupo de pessoas.

    -- Assédio: não assedie nem trate mal outras pessoas. Qualquer pessoa que utilize o Blogger para assediar ou tratar mal outras pessoas poderá ver o conteúdo ofensivo removido ou ser permanentemente banido do site. Além disso, o assédio online é ilegal em muitos locais e pode ter consequências sérias offline.

    Para consultar na íntegra em https://www.blogger.com/content.g

    Espero que este meu comentário possa ser lido, também, por Miss Smile e por Susana Rodrigues.

    Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A única prova hás-de encontrar em ti
      nenhum incêndio
      sobre a folha premeditado
      pela noite contará essa espécie de loucura
      só a tua voz levanta
      ainda que aconteça aos golpes
      a única maneira de ver sem desejar
      sem odiar sem nada querer

      Não há uma habilidade mas uma morada"

      José Tolentino Mendonça/ Final

      Eliminar