Atalhos de Campo


15.2.16

A segunda praga

Em pouco tempo havia um balde de dez litros repleto de lesmas.
Da horta pouco resta, e do jardim também. Lembrei-me da segunda 
praga do Egipto, e da passagem do Livro do Êxodo 8, em que cho-
vem rãs como castigo divino sobre o Faraó. Aqui choveram lesmas.

Êxodo 8.4 E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre
todos os teus servos.

10 comentários:

  1. é subirão e nã choverão... :)
    para travar o ataque dos caracóis há quem espalhe um carreiro de cinza em volta da horta... ou então, como medida mais drástica, mata-se uns quantos caracóis e fica a ganhar cheiro por uns dias, quando o cheiro for bastante intenso, misturas com cinza ou terra e espalhas em volta da horta... com lesmas deve dar no mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que horror, trovisco... pratos fundos cheios de cerveja... eles gostam de cerveja e ficam ali meio anestesiados - os caracóis, com as lesmas deve ser igual....

      Eliminar
    2. Caro Conde "Manitas de Plata",

      Em resposta à sua pequena ironia, vimos acrescentar que no Antigo Testamento ainda não se sabia que as rãs (aqui apelidadas de arrãs), podiam chover:https://www.youtube.com/watch?v=EYudRyw5dUs. :)
      A sua sugestão veio de encontro ao nosso hábito de espalhar as cinzas pelos canteiros, mas, como se viu, não resultou, de modo que agora suspeitamos que a Teoria da Geração Espontânea pode ser uma hipótese (que as lesmas nasçam afinal das cinzas). :)
      Quanto ao seu cozinhado de caracóis, venho por este meio comunicar-lhe que provavelmente quem faria o êxodo era eu, para além de dar origem à quarta praga, a invasão de moscas.
      Êxodo 8.13
      "E o Senhor fez conforme a palavra de Moisés; e as rãs morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.
      14.E juntaram-se em montões, e a terra cheirou mal."

      Está oficialmente convidado, dado o seu número muito conveniente de braços, para ajudar a apanhar lesmas.

      Despedimo-nos com um atencioso aperto de mãos. :)

      Eliminar
  2. Manifesto do MPLL (Movimento Popular de Libertação da Lesma) para ler De Vagar

    EXI-GI-MOS A LI-BER-TA-ÇÃO IME-DIA-TA DAS LES-MAS RE-FÉNS NO BAL-DE. EM TRO-CA DE-VOL-VE-MOS CINCO COU-VES GA-LE-GAS, TRÊS NA-BOS, DOIS RE-PO-LHOS E DEZ LI-TROS- DE BA-BA. SE AS CA-MA-RA-DAS NÃO FO-REM LI-BER-TA-DAS ATÉ AMA-NHÃ À NOI-TE, MAN-DA-MOS AS FOR-ÇAS AR-MA-DAS: CA-RA-CO-LE-TAS TREI-NA-DAS NO EGI-TO. DE-BAL-DE É QUE NÃO VÃO.

    O CO-MI-TÉ RE-VO-LU-CIO-NÁ-RIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sra Dona de o Comité Revolucionário, Miss Lesma Superiora, EXmos senhores Lesmos, minhas grandes Lesmas:
      Só agora acabámos de ler o vosso belo manifesto em "moto lentissimo", como pediu Miss Lesma Simpática. Acontece que nestas três horas perdidas a ler, cumprindo à risca os limites de velocidade impostos, e receosos do Radar da Lesma Superiora, o balde foi levado para vender a Orwell, para a Quinta dos Animais, o que muito lamentamos. Não queríamos problemas com o actual chefe da pocilga, o Dr. Suíno Limpinho, que dá hoje um jantar de trabalho para 100 entidades de várias áreas, que aproveitarão para discutir assuntos em reco-reco. Reco(rdamos), a propósito, que o sacrifício destas Lesmas Anónimas se fará por uma boa causa: a defesa do direito dos governantes de comerem Lesmas à Chef. Após a sobremesa, em que será servida baba de boa proveniência, a ordem de trabalhos prosseguirá com o tema: A Extinção da tropa de Elite, Caracoletas Ao Ataque, retirando-lhes o escudo, a viseira e as armas bucais, e transformando-as em mais lesmas sem abrigo.

      Muito agradecidos pelas galegas,(galegos fazem sempre falta, e moiros também, já agora). Nabos há muitos, como bem sabe, Lesma Superiora, e olho de repolho, às vezes. A baba fez uma deliciosa sobremesa; era de camelo, não era?
      Lamentando o ocorrido, debaldevazio.

      A nossa Campanha anti-lesma; tele-lesma; lesma-gps; lesma au meunier, domicílios, casamentos e funerais, continuará!
      Adeus Comité, Ah,Ah, Ah.

      Eliminar
  3. Cara ana,
    Na sequência do seu comentário para o conde de trovisco, declarámos a lei seca para as lesmas e caracóis, dado que houve vários casos de alcoolemia acima de 0,19 gr/l, o limite máximo nestes casos(condutores de pesados), e excesso de velocidade, o que prejudicou as operações de captura. :)

    Cumpra o código da estrada, não dizime a cevada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah....pois...apresento as minhas sinceras desculpas....a ideia era, não trucidar os coitados dos animais, como propôs, cruelmente, o aqui denominado Conde "Manitas de Plata", mas sim, adormecê-los para um transporte mais pacífico...
      mas pronto....correu mal....

      Eliminar
  4. empifá-los, quer a senhora dizer. sabe quantas cirroses detectámos? Nenhuma, por enquanto, mas não quer dizer que não venhamos a detectar. as suas protegidas estão a comer tremoços na cadeia, é onde foram parar, e não admitimos marcas, é tudo linha branca. :)
    Lesmas etilizadas, engarrafam as estradas!

    ResponderEliminar
  5. Pensei que o processo das lesmas já tinha prescrito ontem. Tchiiiiii..., o que ainda virá por aí!...São sete as pragas...

    Esta é a praga das rãs, é a ira de Deus a revelar aos Homens que tudo é Deus e nada existe fora dele. Deus está dentro e não fora...

    Uma revelação forte e quanto a mim, uma visão bem mais interessante...

    Quanto ao resto, declaro estar disponível a ajudar na desinfestação e limpeza a bem da saúde pública, mas nada mais. O Faraó não é o meu Senhor!

    15 Fev. a.c
    De uma serva em vias de uma insurreição



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imprescindível a tua colaboração, Madalena. As lesmas estão a ceder. Haja verdura, "fermosa mas ainda não segura"!

      Não se revolte, querida, agora o Senhor já venceu o Faraó, estamos em 2016 d.C.[(pensamos que sim:)].

      Eliminar