Atalhos de Campo


29.11.15

Columbinas

Columbina talpacoti


























Uma variedade de rola em "miniatura" de extrema beleza habita a cidade de Buenos Aires. Vêem-se por todos os parques, debicando nos relvados à procura de alimento, sozinhas ou em pequenos bandos, parecendo não dar conta da nossa presença, e aproximando-se sem medo. Contrariamente ao que seria de esperar tal não acontece no campo, principalmente porque na relação com as espécies cinegéticas impera uma certa agressividade. O acordar hoje ao som dos tiros das caçadas em volta como despertador, em vez do habitual concerto dominical dos pássaros, trouxe-me ao pensamento esta pequena rola que fotografei aos meus pés há pouco mais de uma semana, num parque cheio de gente. No silêncio que se abateu depois, povoado de ressentimento e desconfiança, recordei-me de uma cena de caça com os meus dois irmãos rapazes, ainda adolescentes, que revela o atavismo que há em qualquer caçador. O mais velho teve de presente uma espingarda de pressão de ar, dada pelo meu avô. Ambos foram brincar às caçadas. O mais velho caçou um coelho que ele depois viu que estava com mixomatose, e apareceu em casa a chorar, porque tinha atingido um animal doente.       

Sem comentários:

Enviar um comentário