Atalhos de Campo


13.10.15

corredor


























No matadouro, olhava, naquela manhã, os animais que eram conduzidos 
para o massacre. Quase todos, no último momento, se recusavam a avançar. 
Para os convencerem a fazê-lo, batiam-lhes nas patas traseiras.

Aquela cena vem-me muitas vezes à memória, quando, ejectado do sono, 
não sinto forças para enfrentar o suplício quotidiano do Tempo. 

E.M.Cioran/Do inconveniente de ter nascido


2 comentários:

  1. Confesso que não me revejo nesta visão tão pessimista e niilista - «Não nascer é, sem sombra de dúvida, a melhor fórmula que existe. Ela não está, infelizmente, ao alcance de ninguém», como escreve Cioran. Prefiro encarar o Tempo, que nos escorre todos os dias pelos dedos das mãos, como um vasto oceano, ao invés de um corredor de morte.

    «Não julgues. A vida é um mistério, cada um obedece a leis diferentes. Conheces porventura a força das coisas que os conduziram, os sofrimentos e os desejos que cavaram o seu caminho? Surpreendeste porventura a voz da sua consciência a revelar-lhes em voz baixa o segredo do seu destino? Não julgues: olha o lago puro e a água tranquila onde vêm quebrar-se as mil vagas que varrem o universo… É preciso que aconteça tudo aquilo que vês. Todas as ondas do oceano são precisas para levar ao porto o navio da verdade.
    Acredita na eficácia da morte do que queres para participares do triunfo do que deve ser.»

    Marguerite Yourcenar, O Tempo esse grande escultor

    Um beijinho e um dia feliz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Fecho as cortinas, e espero. Na verdade não espero nada, torno-me simplesmente "ausente". Limpo, nem que seja por alguns minutos, das impurezas que mancham e estorvam o espírito, acedo a uma consciência de onde o eu foi evacuado, e sinto-me tão apaziguado como se repousasse fora do universo."
      Cioran

      Eis o que Cioran poderia dizer a Yourcenar; e depois tomavam um chá, em silêncio, ela contemplando o lago, ele levitando [sem gravidade. :)]

      Um beijinho (nada niilista).

      Eliminar