Atalhos de Campo


17.6.15

Talento

«Aquele que me habita, e escreve, vive algures numa espécie de treva. Quase nada sabe da sua própria escrita. Menos ainda falar dela. Sabe, apenas, que por instantes uma incandescência terrível cresce dentro de si, ergue-se, nomeia as coisas do mundo, apaga sombras, revela os ossos muito antigos das palavras...de resto, mais nada. É no escuro das casas que se debruça para o papel e escreve, como se fosse o último homem a fazê-lo. O deserto alastra em seu redor. Está só, tudo esqueceu. A pouco e pouco o seu olhar reinventa um rosto, devassa um coração - a noite põe-se a pulsar, sangra - e a precária escrita ensina-lhe como alcançar o definitivo silêncio.»
Al Berto/ Que tudo se apague




                                            
Quem me visita diz coisas fantásticas a meu respeito. Nunca confirmo nem desminto. Limito-me a ouvir e calo-me. Porque há coisas que devem correr com o tempo e, mais tarde ou mais cedo, nele se apagam. É claro que também há coisas guardadas na minha memória de papel. Mas essas, já não tenho a certeza de que alguém as tenha dito ou as tenha, de facto, ouvido. Por vezes ponho-me a sorrir, mas ninguém consegue ver que sorrio, porque o retrato que me esconde - como eu - está morto e desfocado.
E a luz é o nosso túmulo.
Al Berto/ O Esconderijo do Homem Triste


Post inteiramente dedicado à G.,

cuja escrita me lembra, tanto, Al Berto, voz que ecoa por estas paredes, e se escapa para o laranjal anoitecido em pequeníssimas flores brancas, identificadas pelo perfume. 

Um beijo.
Teresa

2 comentários:

  1. Teresa... caramba, não se faz... deixa-me sem jeito, sem chão, sem mãos para agradecer. Gosto de al berto e gosto de si.

    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não sei o que é um livro. Ninguém sabe. Mas sabemos quando encontramos um."
      Marguerite Duras/ Escrever

      Diria: Não sei o que é um escritor. Ninguém sabe. Eu hoje encontrei um/a.
      Lá mais para a frente haverá laranjas, mãos, e terra firme.
      Um beijo.

      Eliminar