Atalhos de Campo


19.7.14

Aspectos cómicos


A vagabundagem de amor tem aspectos cómicos: parece-se com um bailado, mais ou menos lesto de acordo com a velocidade do sujeito infiel; mas é também uma grande ópera. O holandês maldito está condenado a errar no mar enquanto não encontrar uma mulher de fidelidade eterna. Sou eu esse holandês volante; não posso deixar de errar(de amar) devido a uma antiga marca que me votou, nos recuados tempos da minha infância profunda, ao deus Imaginário, torturando-me com uma compulsão de palavra que me leva a dizer «Amo-te», de porto em porto, até que algum outro recolha esta palavra e ma devolva; mas ninguém pode assumir a resposta impossível (de uma integridade insustentável) e a vagabundagem continua.

Roland Barthes/ Fragmentos de um Discurso Amoroso
Richard Wagner/ O Navio Fantasma